Você Sabia? Doenças Podem Ser Evitadas Por Meio da Prevenção

endocrimeta.prevencao de doencas. exames laboratoriais

Estamos na reta final do ano e nada melhor do que falarmos sobre saúde preventiva e como cuidarmos dela nessa época do ano e em todos os outros meses. Pois então, você já parou pra pensar que a maioria das doenças pode ser evitada por meio da prevenção? 

Mesmo quando já há alguma doença no nosso organismo, mesmo que assintomática (não apresenta sintomas), o check-up ou os exames de rotina, são capazes de diagnosticar precocemente problemas, aumentando as chances de cura e tratamento. Por isso, homens, mulheres, crianças e idosos precisam adotar o hábito da prevenção. Assim, em caso de alterações nos resultados, possam acompanhar e viver de forma mais tranquila e com bem-estar. Abaixo vamos sinalizar uma lista de exames mais comuns presente em check-ups ou de rotina para que você tenha em mãos.

Pessoas que fazem parte do grupo de risco, independentemente da idade, como pessoas com histórico de sedentarismo, sobrepeso, má alimentação, fumantes, portadoras de alguma doença crônica ou com sintomas frequentes de fadiga, ganho ou perda de peso (efeito sanfona), palpitação e sudorese, devem ter ainda mais atenção e não deixar de lado o cuidado com a saúde. 

Os exames mais comuns presentes em check-ups ou de rotina são: 

Hemograma: Exame para avaliar, anemias, inflamações, investigação de doenças hematológicas (Leucemias, etc…);

Colesterol Total: Corresponde a soma de todos os tipos de colesterol. Importante para avaliação do risco cardiovascular.

Triglicerídeos: Principal gordura do nosso organismo que em nível alto aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Creatinina: Avalia a função do rim.

Ureia: Analisa os valores de ureia circulando na corrente sanguínea. 

TGO e TGP: Avalia a função do seu fígado.

TSH Ultrassensível: Analisa a tireoide, identificando Hipotireoidismo e Hipertireoidismo.

Além desses, muitos outros exames de rotina podem ser solicitados pelo seu médico por meio de requisições, ou você pode ir até uma de nossas unidades e realizá-los de forma particular. 

Por fim, leia o blog dos exames que estiveram presentes nos nossos check-ups em outubro e novembro, clique aqui.

Aproveite o fim de ano para cuidar da sua saúde no Grupo WP: Laboratório Widal Pacheco, Laboratório Endocrimeta ou Laboratório Conte.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter