Exames BRCA1 e BRCA2: Prevenção do Câncer de Mama

exames.brca1_

A luta contra o câncer de mama e o câncer nos ovários precisa ser falada durante o ano todo. Claro que, em outubro, o cuidado feminino entra em evidência, a fim de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, mas é preciso se cuidar sempre.

Assim, para prevenir estas doenças, alguns exames têm papel fundamental, sendo eles o BRCA1 e o BRCA2.

Vamos explicar:

Esses exames analisam os genes BRCA 1 e 2. A partir deles é possível verificar se existem mutações que podem causar câncer de mama e de ovário. Quando um desses genes sofre uma mutação, o dano ao DNA não pode ser reparado de maneira adequada e como resultado, as células desenvolvem alterações genéticas que propiciam o aparecimento de câncer.

Pessoas que herdam mutações BRCA1 e BRCA2, muito provavelmente tendem a desenvolver câncer de mama e câncer de ovário em idades mais jovens do que aquelas que não têm essas mutações. Uma mutação BRCA1 ou BRCA2 pode ser herdada de qualquer um dos pais e se um pai possui a mutação, os seus filhos terão 50% de chance de herdá-la.

Por isso, é importante que você saiba da existência de câncer na família, para conversar com seu médico e avaliar a possibilidade de realizar os exames preventivos.

Mulher, priorize a sua vida e previna-se do câncer de mama

Gostou do conteúdo? Fique atento no nosso blog que sempre vamos trazer atualizações. Aproveite e compartilhe com pessoas que precisam saber mais sobre esse tema e deixe seu comentário abaixo.

Até breve!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter