Coleta de Sangue: Mitos e Verdades

mitosxverdades.examesdesangue

Muitas pessoas se questionam o que podem ou não fazer antes de realizarem exames de sangue. Para que você não vá despreparado ou com dúvidas para a coleta, nós vamos esclarecer as principais dúvidas. Continue lendo e descubra os mitos e verdades no preparo para a coleta de sangue.

Mitos

É proibido ter relação sexual no dia anterior ao exame de sangue? Tanto homens como mulheres podem manter sua vida sexual ativa no dia anterior ao exame. Há restrições somente para os homens, quando o exame a ser realizado for a dosagem de PSA, pois ela é alterada com o ato sexual.

Posso fumar antes do exame? O cigarro altera o resultado de alguns exames, como o de glicose, por exemplo. Para que isso não aconteça, é interessante não fumar no dia anterior ao exame e no próprio dia da coleta.

Não posso fazer exames se estiver gripado ou resfriado? A gripe ou o resfriado não alteram o resultado dos seus exames. Porém, se você sentir febre, deve evitar ir ao laboratório.

Devo ter uma alimentação mais saudável na semana dos meus exames? A recomendação é que a alimentação permaneça dentro da normalidade, sem alterações na dieta habitual. Assim, os resultados serão verdadeiros e fiéis à sua realidade.

Posso tomar café porque ele não altera o jejum? Qualquer alimento ou líquido que não seja água modifica as dosagens dos exames. Por isso é importante não tomar nada além de água e, se você optar por ingeri-la, não exagerar no consumo.

Verdades

Fazer exame de sangue no período menstrual interfere nos resultados? Durante a menstruação, as dosagens hormonais são alteradas, principalmente os hormônios sexuais. Caso você realize seus exames nesse período, comunique seu médico, ele saberá avaliar o resultado conforme a situação.

É importante dormir bem na noite que antecede o exame? Sim, o sono interfere em todo o funcionamento do corpo e uma noite agitada interfere nos níveis sanguíneos.

Bebidas alcoólicas devem ser suspensas nos 3 dias anteriores à coleta? Sim, o consumo de álcool deve ser evitado, pois modifica o metabolismo dos açúcares, afetando a dosagem de colesterol e glicose.

Agora que você já sabe o que pode ou não fazer nos dias que antecedem a coleta de sangue, está esperando o que para marcar os seus exames com o Laboratório Widal Pacheco, Endocrimeta ou Conte.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter